Sabores do Amazonas


Culinária do Amazonas



O Estado do Amazonas integra a maior bacia hidrográfica do País e possui mais de duas mil espécies de peixes. Não é de surpreender, portanto, que a culinária amazonense valorize tanto os pescados. O gosto por peixes também foi influenciado pelos hábitos dos indígenas e dos imigrantes europeus.

Pirão

A maioria dos pratos é acompanhada por pirão, uma espécie de massa de farinha de mandioca que é cozida em caldo de peixe, ou tucupi, que é um molho amarelado, feito a partir da fermentação do suco da mandioca. Em Manaus, os peixes mais apreciados são o Tucunaré, Pirarucu, que também é conhecido como bacalhau de água doce, e a "calderada" de Tambaqui, entre outros. O Pirarucu, peixe que chega a ter dois metros de comprimento, é um dos mais saborosos e possui a carne branca e macia, completamente diferente das carnes de peixes do mar.

A proximidade com a Floresta Amazônica proporciona aos turistas a possibilidade de provar alguns tipos de carne que jamais poderiam encontrar em outro local. A chamada "cozinha de selva" inclui iguarias feitas à base de jacarés e animais silvestres, especialmente a carne de paca. Assim como o nordeste brasileiro, a região norte também possui temperos fortes e bastante característicos.

O tucupi engarrafado também causa uma espécie de dormência na boca, enquanto o pó de guaraná tem fama de afrodisíaco e energético. As frutas típicas da região Norte são destaques da sobremesa. Geralmente usadas como ingredientes em sucos e compotas, algumas frutas podem ser ingeridas ao natural, que é o caso da graviola, mas o visitante não deve deixar de provar os doces feitos de açaí, cupuaçu e buriti.

Em Manaus também há diversas mangueiras espalhadas pelos jardins urbanos e fica impossível imaginar algo mais tropical do que provar uma suculenta manga na cidade que é a porta de entrada para a selva.

Conheça os principais pratos da cozinha amazonense:

Calderada de Peixe: espécie de ensopado de pescados. Geralmente são usados os peixes Tambaqui ou Tucunaré, que são cozidos em água e temperados com ervas da região.

Tucupi: líquido amarelo e amargo. Serve como ingrediente de vários pratos e feito a partir da fermentação do suco da mandioca.

Tacacá: comida de origem indígena. É uma sopa que leva mandioca cozida, camarão, jambu e tucupi, temperada com pimenta de cheiro. Costuma ser servida em cuias.

________________________________________________________________________

Que tal uma receitinha para o café da manhã nossa sugestão, bolo prático de laranja.


Para o preparo da massa
2 xc de trigo sem fermento
1/2 de açúcar
5 ovos
1 colher de sobremesa de fermento
Sal a gosto
1 copo de 200ml de suco de laranja
200g de manteiga

Para a calda
1 copo de 200ml de suco de laranja
1 colher de sopa de açúcar

Modo de preparo
Bater todos os ingredientes no liquidificador
Colocar em uma forma já untada e levar ao forno por aproximadamente por 35 minutos.

Para a calada levar o suco de laranja junto com o açúcar em uma panela ao fogo baixo, mexer sempre até formar uma calda cristalina, colocar sobtre o bolo quando estiver pronto!

Aproveite a dica...

________________________________________________________________________

Tambaqui ao molho de cupuaçu



Açaí

Nenhum comentário:

Postar um comentário